segunda-feira, 2 de maio de 2011

CD 1ª Divisão: CFCP Lourosa 5 x 4 SC Beira-Mar

A equipa sénior deslocou-se na noite de ontem ao reduto do líder, Casa do FCP Lourosa, para disputar a 27ª jornada do campeonato. Num jogo decisivo para as aspirações das duas equipas, assistiu-se a um desafio muito disputado e extremamente emocionante, com os adeptos do SC Beira-Mar (os Ultras Auri-Negros) a apoiarem os seus atletas durante toda a partida. Os Auri-Negros faziam-se ouvir e, em campo, os atletas cumpriam o seu papel: bem organizados e concentrados, apresentavam um jogo de qualidade.

Logo no início do encontro, golo de Gil na marcação de um penalty por derrube claro de Moreira (0-1). Com este golo, começou a pressão sobre os árbitros. A formação da casa chegou ao empate num lance confuso dentro da área de "Gato", que não conseguiu evitar o desvio feito por um atleta de Lourosa (1-1). Após o empate, os beiramarenses continuaram a "mandar" no jogo e a fazer uma boa circulação de bola com Moreira em destaque. Aos 12 minutos, após um canto, Moreira assistou Nando que, oportunamente, fez o 1-2 para o SC Beira-Mar. Com o segundo tento dos aveirenses surgiu também o primeiro lance polémico com Nando a ser expulso por alegada simulação, quando o jogador auri-negro foi derrubado por 2 atletas da equipa de Lourosa. Segundo amarelo para Nando e consequente ordem de expulsão (bastante injusta, diga-se). Em consequência, também o director Leitão recebeu ordem de expulsão do banco, com uma arrogância nunca antes vista. Este lance de Nando acabou por marcar pela negativa a primeira parte pois, verdade seja dita, até ao momento o jogo estava a ser muito disputado e correcto. Até ao final da 1ª parte, o SC Beira-Mar conseguiu manter a vantagem mesmo em inferioridade numérica. Resultado ao intervalo (1-2).

A 2ª parte iniciou-se tal e qual havia terminado, ou seja, a equipa da casa com mais um atleta em campo fazia de tudo para tentar igualar o encontro. Mas foi novamente a equipa de Paulo e Israel a marcar e a aumentar a vantagem. Após uma defesa, o guarda-redes "Gato" iniciou a jogada, deixando para trás alguns adversários e, no momento certo, isolou Sérgio Peixinho que fez o 1-3 para os aveirenses. Golo muito aplaudido nas bancadas e, por isso mesmo, a dupla de arbitragem achou por bem sancionar disciplinarmente o autor do golo, Sérgio Peixinho por este ter festejado o tento juntos dos adeptos auri-negros. Rigor a mais nas decisões e sempre em prejuízo da equipa forasteira que, embora estivesse em vantagem de 2 golos, tinha a certeza que, a qualquer momento, iria ser alvo de castigo e sanção. Em vantagem numérica e em inferioridade no resultado, o Lourosa aumentou a pressão e conseguiu mesmo criar situações de perigo, bem anuladas defensivamente pelos beiramarenses. A meio da segunda parte, o autor do 3º golo aveirense, Sérgio Peixinho, foi expulso com segundo cartão amarelo por alegado derrube de um jogador Lourosense à entrada da área. Novamente a jogar com menos um atleta, os aveirenses conseguiram manter a vantagem, embora nesta fase desafio já toda a equipa estivesse "amarelada". Já depois de Moreira ter desperdiçado o quarto golo, que cara-a-cara com o guardião forasteiro, desperdiçou uma ocasião de golo iminente, foi finalmente a equipa de Lourosa que conseguiu reduzir com um remate forte e colocado (2-3). A dualidade de critérios era enorme. Os atletas da casa davam-se ao luxo de marcar golos e de festejar virados para os adeptos auri-negros, em atitudes meramente provocatórias. Mas nem um amarelo saiu dos bolsos de tão bons árbitros "distritais".

A 7 minutos do final da partida, a equipa do SC Beira-Mar dispôs de um livre de 10 metros mas que não conseguiu aproveitar, dado que o guardião da casa se atirou (literalmente) para a frente de Gil,  acertando ainda no atleta aveirense. Mais uma vez, os dois juizes não tiveram coragem para sancionar disciplinarmente o atleta da casa e, muito menos, para mandar repetir o livre. Já perto dos últimos 5 minutos de jogo, surgiu o empate para a equipa de Lourosa, num lance em que os jogadores aveirenses foram demasiado passivos e permitiram que o adversário empatasse. Com 3 minutos para jogar e já depois de algumas ocasiões de golo desperdiçadas por parte do SC Beira-Mar, o conjunto da casa conseguiu passar para a frente do marcador pela primeira vez (4-3). A partir daqui, os comandados de Paulo Cruz e Israel apostaram no 5º homem, situação que viria a ser benéfica pois, no primeiro lance, Moreira foi novamente derrubado dentro da área, sendo assinalada a respectiva grande penalidade que o capitão Gil converteu (4-4). Escusado será dizer que o autor do penalty (derrube pelas costas) não recebeu o devido segundo cartão amarelo (e consequente expulsão), que deixaria os beiramarenses a jogarem com mais um atleta durante 2 minutos. Após o empate, a equipa do Beira-Mar manteve a estratégia de jogar com 5º homem e, num dos lances finais, o capitão Gil foi expulso por ter jogado a bola antes do seu meio campo defensivo, sendo sancionado com 2º cartão amarelo! Os jogadores de Paulo e Israel nem conseguiam acreditar no que estava a acontecer... De mencionar ainda que o primeiro amarelo de Gil havia sido momentos antes, por alegadamente o atleta entrado em campo com a camisola fora dos calções. No mínimo surreal!
A 3 segundos do final, novo livre de 10 metros e consequente conversão deu a vitória ao Casa do FCP Lourosa. Perante os muitos adeptos aveirenses, o presidente do SC Beira-Mar (António Regala) e o vice-presidente (Jaime Machado), o resultado ficou 5-4.

Os atletas beiramarenses foram autênticos heróis perante a "roubalheira" de que foram alvo. Não se trata de não saber perder, trata-se sim de ser impedido de ganhar. O SC Beira-Mar jogou 6 minutos com menos um jogador, viu-se privado de três peças fundamentais (Nando, Peixinho e Gil) e, mesmo assim, nunca baixou a cabeça. Uma vez mais, de má memória o Pavilhão da C+S Lourosa, onde os senhores  do apito não deixaram o SC Beira-Mar ganhar! Fica a revolta! Simplesmente escandaloso!!!

9 comentários:

Anónimo disse...

assisti jogo apenas como adepto futsal e a minha opinião é que critério da dupla que dirigiu o jogo foi tendenciosa em favor equipa casa´destaco aquele foi momento jogo: livre directo favor beira mar devia ser repetido e mostrado amarelo gr o que seria o 2ºe respectivo vermelho.

Anónimo disse...

Sou vosso adversário e já senti na pele o que é jogar contra esta equipa de Lourosa. Pelos vistos, deve ser por coincidência, os jogadores referência dos adversários, acabam sempre por levar vermelhos pelas razões mais incriveis!! Estragam aquele jogo e prejudicam a equipa para os jogos seguintes!
Há que reconhecer que a unica equipa capaz de subir de divisão e aguentar no nacional é o Beira-Mar!

Anónimo disse...

venho por este meio mostrar o meu descontentamento perante uma associação de futebol de aveiro que continua a fazer favores as equipas ditas do norte.como é possivel enviar uma dupla de arbitragem tao fraca para um jogo de tao grande importancia?isto é brincar com as instituiçoes que lhes pagam e lhes mantem os empregos na associação.mas pior é ter uma falta de respeito perante atletas e treinadores que trabalham uma epoca inteira com objectivos traçados e depois vem estes senhores e poem o trabalho duma epoca inteira abaixo num simples jogo.Foi mau demais para ser verdade.Desculpem a expressao mas temos uma associação de futebol de aveiro cheia de pessoas nao sérias,"para nao chamar outro nome" ,equipas de arbitragem que nao sabem desempenhar as suas funções dentro de campo,so la estao para fazer favores aos ditos amigos a troco de sei lá o quê.
Ando no futebol à mais de trinta anos e venho aqui deixar o meu apreço à equipa do beira-mar que se bateu dignamente e que merecia ter saido daquele jogo com uma vitoria que só não aconteceu devido à equipa de arbitragem que pura e simplesmente nao os deixou vencer.Eu sei como se devem sentir neste momento pois tambem já passei pelo mesmo,levantem a cabeça e desprezem-nos pois eles nao merecem o nosso respeito por eles.Fui um simples espectador do jogo,isento.

Espectador atento disse...

Depois da vergonha e roubalheira que se assitiu em Lourosa, a equipa do Beira Mar não devia aparecer aos seus jogos, ou ir jogar até ao fim do campeonato de luto

Anónimo disse...

concordo pleinamente ,estive là e vi a nossa equi pa ser completamente penalizada por queles dois senhores.
esses senhores que podem ter feito com que o beira-mar perde-se a epoca .
cria destacar mais que nao foi o porto da lourosa que ganhou ,foram os arbitos porque viu-se claramente que o beira-mar era bastente superior,e acho que havia de ser feito alguma coisa para se repetir o jogo,porque esta merda e dar cabo de uma epoca a uma equipa.

CSoares disse...

Uma palavra de apreço á equipa do B.Mar....Sabemos que álgumas equipas da Vila da Feira têm muita protecção de arbitragem,basta chegarem-se á frente com a intenção. Penso que quando são nomeados a intenção já é premeditada ,ou de forma autónoma já sabem préviamente o trabalho a executar,não é preciso estudar,basta aguçar o apetite e de forma indelével começar a amarelar o opositor de forma a que no momento crucial e a uma simples falta "2ºamarelo"já está o artista expulso,simples,simplesmente de forma sábia,neste caso conseguiu expulsar três jogadores (Nando,Peixinho e Gil)mais influentes do grupo para que a protecção préviamente concedida,neste caso ao Lourosa fosse cumprida. De lamentar a atitude dessa gentinha que anda no mundo do desporto, mas que são autenticos carroçeiros,não se importando dos famosos apelidos que lhes são dirigidos. Mas...há bons e digníssimos árbitros que já tenho visto trabalhar,esses merecem a confiança e dignificam o organismo que os nomeia. Para que fique escarrapachado neste simples papel o nome da dupla de arbitragem,de forma a que sejam castigados por quem de direito,faltando só saber de onde são "oriundos",para melhor ajuizar-mos a opinião. Árbitros :
- WILSON SOARES / FERNANDO CANAS
- Oriundos : ??? ??? ???
Á equipa do B.Mar, pelo trabalho que apresentaram neste jogo,de forma natural mereciam trazer os três pontos,como foram "ROUBADOS",não podem nem devem dar uma chapada a cada árbitro, resta-vos a consolação de terem feito um grande jogo e receberem um caloroso aplauso de incentivo de todos Beiramarenses que gostam de futsal. Melhores dias virão, Deus escreve direito por linhas tortas...esperemos para ver......

Saudações desportivas

A bem do futsal

Camilo Soares

leite disse...

árbitros de Lourosa presidente de arbitragem de Lourosa presidente da afa de Lourosa não preciso dizer mais nada.

leite

Direcção disse...

Uma palavra de apreço aos Ultras Auri-Negros que, perante todas as adversidades, apoiaram o SC Beira-Mar de início a fim! Bem-haja! Obrigada pelo vosso apoio!

Jose Antonio disse...

Isto já era de esperar. O prémio desse menino que foi apitar o jogo e não arbitrar vai ser a subida de divisão. Nesta Associação para subir não é necessário ser bom mas sim efectuar alguns fretes a quem manda.... Claro que o poder está todo para esse lado, mas isso está para mudar nas próximas eleições e o Beira-Mar deve ter uma palavra a dizer....