domingo, 13 de fevereiro de 2011

CD 1ª Divisão: AJ Fiães x SC Beira-Mar

A equipa sénior deslocou-se na tarde de ontem ao reduto do primeiro classificado da tabela (pelo menos até ao início da partida). Na primeira volta, os auri-negros tinham vencido no Alboi pela margem mínima e esperavam dificuldades por parte de um Fiães, forte fisicamente e muito motivado pela senda dos resultados obtidos.

Justificar completamente
O início de jogo ficou marcado pelo equilíbrio: os aveirenses com maior posse de bola e a equipa da casa a defender bem e sempre posicionado para eventual contra-ataque. Aos poucos, os comandados de George Israel e Paulo Cruz foram-se superiorizando, criando inúmeras situações de golo que o guarda-redes da casa foi resolvendo com maior ou menor dificuldade. Contra a corrente do jogo e praticamente na sua primeira ocasião de perigo, o Fiães inaugurou o marcador após um primeiro remate ao poste em que a bola sobrou para um atleta da casa que só teve que "encostar". 1-0 estavam decorridos cerca de 5 minutos de jogo. Na resposta, o SC Beira-Mar continuou à procura do (já) merecido golo que teimava em não acontecer. À medida que o tempo ia passando, a toada de jogo não se alterou muito, com os auri-negros a tentarem chegar ao empate e os da casa à procura do erro para surpreender a baliza de "Gato". Com poucos minutos para jogar na primeira parte, o guardião dos beiramarenses interceptou uma bola junto à sua área e iniciou um contra-ataque que só terminou no fundo das redes do Fiães. Neste lance, o autor do golo (Nando Lara) saiu lesionado após embater com alguma violência num dos postes da baliza. 1-1, resultado com que se chegou ao intervalo.

A etapa complementar iniciou-se praticamente com o golo de Victor, que iniciou a jogada numa arrancada individual e finalizou num remate cruzado que surpreendeu a defensiva da casa (1-2). Pensou-se que a partir daqui os aveirenses iam pôr em prática a posse de bola e o seu maior jogo de contenção mas tal não foi possível dado que, passados cerca de 3 minutos, a equipa da casa empatou o encontro. Num remate exterior que, com alguma violência, bateu na cara de "Gato" e uma vez mais numa recarga, um atleta do Fiães colocou o esférico no fundo das redes (2-2). Este golo intranquilizou os auri-negros e teve o efeito contrário no adversário. Denotou-se alguma ansiedade em lances aparentemente fáceis de resolver, passes errados e pouca inspiração na hora de finalizar. Apercebendo-se disso, o Fiães ia trocando a bola com confiança e, em contra-ataque, ia criando calafrios à defensiva auri-negra. Num desses lances, deu-se a cambalhota no resultado com o 3-2 a surgir para os da casa, após lance confuso junto à área aveirense. A perderem, os homens de Paulo e Israel começaram a arriscar mais e imprimiram mais velocidade ao seu jogo. Porém, o guarda-redes adversário mostrava-se seguro e intransponível. Nesta fase, tudo corria bem aos da casa e tudo saía mal para a equipa do SC Beira-Mar. Ainda assim e com cerca de 10 minutos para jogar, os atletas, apoiados pelos muitos adeptos que se deslocaram a Fiães, foram sempre acreditando que conseguiam dar a volta ao marcador. Assistia-se nesta altura a um jogo intenso, nem sempre bem jogado, mas bastante emotivo. A formação do Fiães, numa jogada rápida iniciada pelo seu guarda-redes, colocou a bola à entrada da área aveirense e um atleta da casa, com um excelente pormenor técnico e já com ângulo reduzido, conseguiu fazer o 4-2. Este golo quase sentenciava a partida, não fosse a excelente reacção dos atletas do SC Beira-Mar. O conjunto de Fiães recuou as linhas defensivas, praticamente só defendendo, enquanto que os atletas aveirenses continuaram em busca de um golo que fizesse "renascer" a disputa do resultado. A faltarem pouco mais de 3 minutos para o término do encontro, Hugo Alves ao 2º poste só teve de encostar e fez o que há já muito se justificava, o 4-3. A 1 minuto do final, Nando Lara (também ao 2º poste) colocou a bola no fundo das redes, repondo alguma justiça no resultado (4-4). Até ao apito dos árbitros, a equipa de Aveiro ainda tentou chegar à vitória mas não havia tempo para mais. Chegou ao fim um jogo que foi digno de 3 grandes equipas e que proporcionou certamente um excelente final de tarde a quem se deslocou a Fiães.

Nota negativa para o pavilhão, velho, sem marcador electrónico e sem condições para os adeptos que, para além de se terem que pendurar num varandim para ver o jogo, não tinham cadeiras para sentar e ainda pagaram 2 euros de entrada!
Nota positiva para a equipa de arbitragem e, acima de tudo, para o apoio incondicional dos muitos adeptos (na sua maioria da Claque Ultras Auri-Negros) que se deslocaram com a equipa a Fiães.

1 comentário:

Anónimo disse...

É um facto que o pavilhão para além de ser velho não tem cadeiras para os adeptos se sentarem e ainda tiveram de pagar 2 Euros!! Agora imaginem o sacrifício para quem tem de jogar todos os jogos neste "velhinho" pavilhão e sem condições.....!!!!