A equipa de juniores do SC Beira-Mar não conseguiu revalidar esta época o título de campeão distrital alcançado em 2006-2007, concluindo a edição deste ano em 3º lugar. Luís Silva, treinador da equipa, faz o balanço deste campeonato e uma análise geral ao trabalho que tem sido desenvolvido pelo clube ao nível da formação.-
Estás há três anos na secção de futsal do SC Beira-Mar, pelo que, se impõem perguntar-te como analisas a evolução desta secção, sobretudo, ao nível da formação?
Estou há 3 anos e meio nesta secção. Meio ano a acompanhar atletas juvenis e juniores sem entrar em competição e depois já em competição 1 ano nos juvenis e estes últimos 2 anos com os juniores. A evolução penso que tem sido bastante positiva. É preciso verificar que só temos 4 anos de secção e nos últimos 2 anos apresentamos equipas em todos os escalões. Equipas essas que têm representado com honra o Beira-Mar e dignificado o Futsal no distrito de Aveiro.
-
Achas que o Beira-Mar tem condições para, dentro de poucos anos, ter equipas competitivas, a disputar os principais escalões do futsal português, com plantéis maioritariamente constituídos com a «prata da casa»?
Cada vez mais é necessário apostar nos jovens e na sua formação, quer pessoal, quer a nível desportivo. Criar uma equipa maioritariamente com a “prata da casa” é possível pois temos bons jogadores nos diversos escalões e pessoas que julgo serem capazes de os fazer evoluir para níveis de competição mais elevados. No entanto, julgo ser extremamente difícil estes jovens atingirem os níveis competitivos dos jogadores oriundos de outros distritos como Porto ou Lisboa onde o Futsal está mais desenvolvido.
-
No início desta época dois ex-júniores integraram o plantel sénior (Igor e Teófilo). Durante a presente época, também já foram vários os juniores chamados à equipa sénior. Na próxima época é plausível esperar-se que a quota de juniores na equipa sénior possa aumentar. É a prova de que existe qualidade na equipa júnior?
Nos últimos anos temos formado atletas que têm representado a selecção de Aveiro em Futsal, o que mostra a qualidade dos nossos atletas e do trabalho desenvolvido no Beira-Mar. Seria pouco inteligente não dar sequência a essa qualidade e a sua integração na equipa sénior é normal.
-
Em termos competitivos, os juniores foram campeões na época passada sob o teu comando. Esta época não foi possível revalidar o título...
O nosso objectivo foi, desde o início, preparar e evoluir os nossos atletas, e com a qualidade que tínhamos no plantel revalidar o título de campeão júnior distrital. Apesar do reconhecimento por parte das outras equipas de que o Beira-Mar é o clube que melhor pratica esta modalidade no distrito de Aveiro, tivemos falhas em momentos cruciais da prova. Penso que fez falta um terceiro treino por semana… É difícil evoluir em qualquer modalidade se treinamos só duas vezes por semana.
-
O facto do campeonato distrital ter sido alvo de reestruturação esta época, nomeadamente, a divisão da prova em duas «zonas», terá prejudicado o Beira-Mar?
É um facto que o campeonato organizado desta forma não premeia a regularidade mas sim quem está melhor na fase final da prova. No entanto, não serve de desculpa pois sabíamos que iria ser assim e, como tal, a planificação da época não foi a mais acertada.
-
Um desejo de vários emblemas nacionais é o da criação de um Campeonato Nacional de Juniores em 2009-2010. Achas que o Beira-Mar tem condições para almejar um lugar entre os principais emblemas de formação do futsal português?
Gostaria de pensar que sim, mas estaria a ser surrealista. Julgo que a nível monetário seria incomportável. No campo desportivo e é esse que me diz respeito, ainda vamos ter de esperar mais algum tempo para competir de igual para igual com outras equipas. Talvez quando tivermos equipas de referência no nosso distrito numa 1ª divisão nacional.
-
Uma mensagem final...
Gostaria de um dia ver um Beira Mar x Benfica, por exemplo, no nosso pavilhão e que os adeptos fossem apoiar o clube da terra. Só assim poderíamos ver Aveiro mais forte e mais unido em questões desportivas.Para os jogadores, os meus parabéns, pois são fantásticos. Queria agradecer a todos os que nos acompanham, desde os dirigentes, adeptos, pais, publico em geral, sem nunca esquecer o apoio da nossa claque «Auri-Negros».Costumo dizer aos meus atletas que "os vencedores agem e os derrotados reagem". Desta forma, vamos continuar a agir!
6 comentários:
Parabens Luis Silva pelo excelente trabalho realizado no comando da equipa de juniores do nosso clube.
No entanto não deixo de fazer um reparo, no que concerne ao trabalho feito com a prata da casa, que "alguns" dirigentes querem fazer crer que existe, esquecendo-se que "desviaram" alguns desses que fazem parte da prata da casa a alguns clubes vizinhos.
Eu também gostava de ver um jogo desses, mas para acontecer o mesmo qu e aconteceu a época passada no EMA, em que parecia que o Benfica jogava em casa??
Mais vale estar como estamos...
É por isso que Aveiro não tem nenhum clube forte em modalidade nenhuma! Infelizmente!
Tudo de bom para vós e continuem o excelente trabalho!
Grande mentalidade deste senhor! Apoiar o clube da terra sempre. Parabens!
Parabéns pelo grande trabalho que tens feito ao longo dos ultimos anos na formaçao,quer no gafanha quer no beira mar!tens formado muito e bem em todos os niveis,quer desportivos quer sociais.És um grande treinador porque primeiro que tudo és um grande homem,que eu pessoalmente admiro muito.grande abraço
boas
aproveito as palavras do Zeca atraz referidas para te agradecer na mesma maneira e continuares com a mesma mentalidade e essa força de treinares as formaçoes
sim tens razao no que tu dissestes a nivel de destrito os campeoes junior A e junior B na fase nacional nao conseguiram contrariar o favoretismo dos + fortes mas se calhar um campeonato nacional nao era mal pensado mas talvez um campeonato dividido por 2 zonas aonde teriam mais equipas por destrito e melhor competiçao se tudo fosse logico estariam os destritos de coimbra para cima e seria bom
para terminar acho que o futsal devia ter uma federaçao propria as 2 melhores ligas do mundo é assim...
parabens Luis e continua
ass: bebe agua
boa LUIS
Enviar um comentário