terça-feira, 16 de outubro de 2007

Sorteio da Taça de Portugal

O sorteio da primeira eliminatória da Taça de Portugal está agendado para hoje, pelas 16:00, no Auditório Manuel Quaresma, na sede da FPF.
Nesta primeira eliminatória entram apenas as equipas da II e III divisões que competem nos escalões nacionais, sendo as mesmas distribuídas por duas zonas: norte e sul.

88 - Clayton

Idade: 28 anos
-
Clubes representados: Sto. Grijó, Barranha
-
O que te fez escolher o Beira-Mar?
O Beira-Mar estava à procura de um jogador com as minhas caracteristicas e fui indicado pelo técnico do Boavista que ja conhecia o meu trabalho.
-
Quais os objectivos pessoais e colectivos para esta época?
Ajudar a equipa a fazer um bom trabalho nesta nova caminhada...
-
O que significa para ti representar o SC Beira-Mar?
Vai ser uma grande honra defender esta "camisa".
-
Uma mensagem para os adeptos...
Estamos todos juntos nesta batalha!

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

«Erros que quase sempre dão golos»

O técnico José Romão, em declarações ao site FutsalPortugal, após o jogo com o Junqueira, criticou a sua equipa que «ainda não percebe que estamos na segunda divisão e continua a cometer erros que quase sempre dão golos aos adversários». Romão aponta a «inexperiência» como a principal causa para a derrota num encontro em que «chegámos ao intervalo a ganhar, mas na segunda parte em apenas 3 minutos ficamos em desvantagem (...) Não conseguimos ter a posse de bola nem a consistência defensiva exigida para esta divisão» refere o técnico. [ver ficha de jogo]

domingo, 14 de outubro de 2007

CN 2ª Divisão: ARD Junqueira 6 x 3 SC Beira-Mar

Em jogo a contar para a 2ª jornada do campeonato da 2ª divisão nacional de futsal, o Beira-Mar deslocou-se a Matosinhos para defrontar a experiente equipa do Junqueira. Os auri-negros, que não puderam contar com Alex Silva e Catambas castigados, entraram melhor na partida e chegaram à vantagem no marcador. No entanto, os visitados reagiram bem e alcançaram o empate. O jogo estava aberto e ambas as equipas mostravam vontade de chegar ao golo. O Beira-Mar voltou a adiantar-se no marcador (chegando ao intervalo a vencer por 1-2), mas na segunda parte, em apenas três minutos, o Junqueira conseguiu dar a volta ao marcador.
A perder por 4-2, a equipa auri-negra fez tudo o que estava ao seu alcance para voltar à discussão do resultado, tendo mesmo chegado ao 4-3. No entanto, a maior experiência dos locais não permitiu veleidades e o resultado final cifrou-se em 6-3.
Em jeito de balanço, a prestação dos auri-negros foi positiva e o resultado final não ilustra o equilíbrio que se patenteou em campo. Os golos aveirenses foram apontados por Paulito e Bruno (2). A nota negativa deste encontro prende-se com a expulsão de Gato (guarda-redes e capitão de equipa) por, alegadamente, ter defendido com a mão fora da área num lance que deixou muitas dúvidas.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

24 - Igor Jesus

Idade: 18 anos
-
Clubes representados: Azuis do Fial (futebol de 11), AJ Angeja e Crecus
-
Quais os objectivos pessoais e colectivos para esta época?
A nível pessoal quero evoluir bastante, contando com a ajuda de toda a equipa técnica e jogadores para que possa estar, num futuro próximo, ao nível dos restantes guarda-redes. Em termos colectivos, espero que consigamos assegurar rapidamente a manutenção e fazer um campeonato tranquilo.
-
O que significa para ti representar o SC Beira-Mar?
Representar o Beira-Mar é um grande orgulho, pois é a equipa que mais tem evoluído no nosso distrito na modalidade. É também um dos maiores símbolos do desporto na nossa zona.
-
Uma mensagem para os adeptos...
Espero que todos os simpatizantes e sócios do Beira-Mar nos venham apoiar tão bem ou melhor do que na época passada, pois um forte apoio poderá contribuir para excelentes resultados.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Ficha de jogo

Numa iniciativa meritória, o site FutsalPortugal publica as fichas de jogo e os comentários dos treinadores de todos os jogos da 2ª divisão. Através desta ligação pode ser consultada a informação relativamente ao jogo Beira-Mar x Modicus. Salta à vista a disparidade de cartões exibidos à equipa auri-negra...

domingo, 7 de outubro de 2007

CN 2ª Divisão: SC Beira-Mar 1 x 8 Modicus

Indignação é o sentimento geral de quem presenciou o jogo de estreia do Beira-Mar no campeonato nacional da 2ª divisão. Uma bancada repleta indignou-se perante o trabalho miserável protagonizado pela equipa de arbitragem. Tendo em conta as queixas antecedentes que o SC Beira-Mar tem relativamente a esta mesma equipa de arbitragem, torna-se difícil acreditar que a postura destes indivíduos não seja persecutória.
Quanto ao jogo propriamente dito, deve-se destacar a postura correctíssima de ambas as equipas - Beira-Mar e Modicus - que presentearam o muito público presente com bons momentos de futsal. Contudo, desde cedo que o ambiente no Pavilhão do Alboi ficou tenso. Os erros da equipa de arbitragem sucediam-se e sempre em claro prejuízo da equipa auri-negra. Os aveirenses, muito perdulários no ataque, depararam-se com a elevada eficácia da equipa de Sandim que fez jus ao velho lema "quem não mata, morre". Até aqui, tudo seria normal de um jogo de futsal. Anormal foi o comportamento sórdido da equipa de arbitragem que, desde cedo, condicionou a reacção dos atletas aveirenses às adversidades do próprio jogo.
A vitória do Modicus não merece contestação e aceita-se pela maior eficácia demonstrada ao nível da finalização. Contudo, o resultado final é excessivamente pesado, tendo o dispensável carimbo da equipa de arbitragem. Lamentável...

sábado, 6 de outubro de 2007

22 - Pedro Tovar (Gato)

Idade: 28 anos
-
Clubes representados: A.J.G.E, GD Gafanha e SC Beira-Mar
-
Quais os objectivos pessoais e colectivos para esta época?
O objectivo passa obviamente pela manutenção e fazer um bom campeonato, o que já por si não é fácil devido à qualidade das equipas em prova. Pessoalmente, espero poder contribuir em todos os jogos para o êxito da equipa.
-
O que significa para ti representar o SC Beira-Mar?
Representar a equipa de futsal do Beira-Mar, para mim, significa mais hoje do que há 3 anos quando vim para o clube. Digo isto porque estou ligado ao projecto desde o início com grande orgulho e também com grande vontade de continuar a dar alegrias a quem acreditou em nós. Quero continuar a fazer parte deste grupo de campeões e, se possível, continuar o trajecto vitorioso desta secção.
-
Uma mensagem para os adeptos...
Os adeptos que nos têm acompanhado têm sido como um autêntico jogador em campo! É fácil perceber isso quando jogamos no nosso pavilhão e vibram e sofrem como nós que lá estamos dentro! Um grande abraço para eles e contem connosco este ano porque nós também contamos convosco!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Campeonato Nacional da 2ª Divisão - Série A

20 - Gil Balseiro

Idade: 32 anos
-
Clubes representados: SC Beira-Mar, Oliveirinha e Estarreja (futebol de 11); Barroca, GD Gafanha e SC Beira-Mar (futsal)
-
Quais os objectivos pessoais e colectivos para esta época?
Os objectivos pessoais passam por realizar uma boa época em prol da equipa e, se possível, sem lesões. Em termos colectivos, o objectivo passa pela manutenção mas - e repito mas - com o objectivo de lutarmos arduamente em todos os jogos pela conquista dos três pontos.
-
O que significa para ti representar o SC Beira-Mar?
É um espaço muito pequeno para conseguir dizer o quanto significa representar o Beira-Mar. É um orgulho inexplicável poder jogar com este emblema ao peito e pertençer a esta família, em especial ao futsal.
-
Uma mensagem para os adeptos...
Continuem a apoiar e a encher o Alboi como têm feito. Quero aproveitar para agradeçer todo o apoio que nos têm dado ao longo destas épocas e dizer que 50% do sucesso desta equipa é deles, em especial dos Ultras Auri-Negros que tudo fazem para nos apoiar. Espero que continuem a cantar bem alto "Força Grande Beira!" porque desta equipa e da direcçao podem esperar todo o esforço e dedicaçao para elevarmos bem alto o nome «Beira-Mar».

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

«Espírito de entre-ajuda e cooperação»

Na semana em que começam os campeonatos oficiais de júniores e juvenis, é dada a palavra à Ana Modesto, directora da Academia de Futsal, que nos fala sobre as suas perspectivas em relação à época que agora se inicia.
-
Na época passada foste a coordenadora dos infantis. Em Julho, foste convidada para assumir a direcção da Academia de Futsal. O que te fez aceitar este convite?
Aceitei pela minha proximidade com o Clube (ex-atleta de Basquetebol), pelo gosto de desporto e acima de tudo pelo grupo que existe no Futsal do Beira-Mar.
-
Que análise fazes destes primeiros meses de trabalho?
Positiva! Inicialmente estávamos preocupados com a inexistência de jogadores no escalão de iniciados, mas nesta altura esse problema já se encontra superado.
-
Quais as principais dificuldades que tens enfrentado?
Quanto a dificuldades, eu chamar-lhes-ia preocupações que creio são comuns aos treinadores, e estão relacionadas com a falta de um segundo pavilhão para proporcionar um maior leque de horários dos treinos. Apenas esta semana nos foi possível "desbloquear" o pavilhão da Escola João Afonso.
-
É difícil dirigir uma estrutura composta por 6 coordenadores da formação?
Não. Por enquanto não tive dificuldades, até porque existe um grande espírito de entre-ajuda e cooperação entre todos.
-
Quais os principais objectivos da Academia para este ano?
Os principais objectivos da Academia passam pela formação de jogadores, tendo em vista a melhoraria das suas capacidades técnicas e tácticas e formação pessoal, tendo a preocupação de os incentivar a não descuidar a formação escolar.
-
Em termos desportivos, na época transacta, os juniores foram campeões distritais e participaram na Taça Nacional, os juvenis apuraram-se para a segunda fase do campeonato distrital, enquanto os iniciados e os infantis tiveram prestações mais modestas. Para esta época, quais são as perspectivas?
As perspectivas para este ano são no sentido de ir mais além e ultrapassar as prestações anteriores.
-
A estrutura técnica da Academia é praticamente a mesma da época transacta, sendo a única novidade a entrada do André Graça e do Luís Estanqueiro para os juvenis. Significa que a direcção da secção reconhece o mérito do trabalho desenvolvido pelos treinadores?
Naturalmente que sim. Embora pessoalmente não tenha antecedentes de trabalho com os técnicos André Graça e Luís Estanqueiro, é reconhecido o óptimo trabalho que desenvolveram com os juniores do Gafanha. A continuidade dos treinadores Luís Silva, Gil Balseiro e Dina Calado confirma o mérito do trabalho que desenvolveram durante as épocas anteriores.
-
Esta época, dois atletas provenientes dos juniores integram a equipa sénior. A Academia tem condições para continuar a formar e fornecer jogadores à equipa dos seniores, mesmo sabendo que os níveis de exigência do escalão sénior tendem a aumentar?
O futsal é uma modalidade em franca expansão, por isso não podemos "perder o comboio" e também queremos evoluir por forma a que, da nossa Academia, saiam jogadores com formação para estarem ao nível de qualquer equipa sénior.
-
Uma mensagem para os sócios e adeptos do SC Beira-Mar...
Que olhem para esta recente modalidade no Clube com orgulho e apoiem esta Academia que, com poucos anos de existência, já nos deu muitas alegrias!

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Todos convocados!

O campeonato nacional da 2ª divisão começa já no próximo Sábado. O SC Beira-Mar receberá, pelas 18:30, a equipa do Modicus que na época transacta militou na 1ª divisão. Será um jogo difícil para a nossa equipa o que reforça ainda mais a importância do nosso "6º jogador" - o público.
Porque sabemos que gosta do Beira-Mar, gosta de futsal e também porque contamos com o seu apoio, disponibilizamos o Cartão Época que lhe permitirá assistir a todos os encontros do Beira-Mar em casa (Campeonato Nacional e Taça de Portugal) sem mais encargos.
Envie-nos um e-mail (beiramarfutsal@sapo.pt) e reserve já o seu Cartão Época!
Sócios SC Beira-Mar: 20€
Geral: 25€

18 - Teófilo

Idade: 18 anos
-
Clubes representados: Associação Desportiva de Taboeira (futebol de 11), Casa do Povo de Esgueira e SC Beira-Mar (futsal)
-
Quais os objectivos pessoais e colectivos para esta época?
Os meus objectivos para esta época passam por evoluir o máximo possível e ajudar a equipa a cumprir os seus objectivos.
-
O que significa para ti representar o SC Beira-Mar?
Representar o Beira-Mar é um orgulho, pois represento um símbolo da nossa cidade.
-
Uma mensagem para os adeptos...
A mensagem que transmito aos adeptos é que nos continuem a apoiar da forma que têm vindo a apoiar, pois são um incentivo para nós.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

SC Beira-Mar 5 x 6 SC Braga/AAUM

Local: Pavilhão do Alboi
Espectadores: cerca de 250
Equipa de arbitragem: Wilson Soares (árbitro principal), Américo Silva e Ângela Ferreira (cronometrista)
-
SC Beira-Mar: Paulo Rosas, Bruno, Moreira, Catambas, Vita, Paulito, Vilarinho, Alex Silva, Zeca, Serginho, Teófilo, Gil, Gato, Igor e Clayton. Treinador: José Romão
-
SC Braga/AAUM: André Machado, Hugo Abreu, José Magalhães, Rui Pereira, Hugo Silva, António Coroas, Christophe Santos, Rui Dias, André Costa, Pli e Júlio Duarte. Treinador: Tó Mané

No passado Sábado, o Pavilhão do Alboi viveu uma excelente jornada de futsal.

Às 16 horas, realizou-se o jogo de apresentação dos Júniores, actuais Campeões Distritais, que defrontaram o Amanhã da Criança, uma instituição com pergaminhos no futsal nacional ao nível da formação. [ver crónica deste jogo]

Cerca das 18:15, após o aquecimento das equipas do Beira-Mar e do Braga, foi a vez de entrarem em campo o João e o César, da Teatrus, que proporcionaram ao público presente um espectáculo de malabarismo.

Já com o pavilhão "vestido a rigor" e com uma coreografia apelativa proporcionada pelos incansáveis Ultras Auri-Negros, procedeu-se à apresentação individual do plantel do SC Beira-Mar, com os atletas a serem chamados um-a-um perante o forte aplauso do público. Para o final da apresentação, estava guardado o prometido “reforço surpresa”. Trata-se de Alex Silva, atleta com 26 anos de idade, que já actuou em Portugal, mais precisamente no Boavista na época 2004-05, tendo sido o melhor marcador da equipa nesse ano.

Feitas as apresentações, era então chegada a altura da bola rolar. Dum lado, o SC Beira-Mar que é considerado um “case-study” do futsal nacional pela ascensão “meteórica” dos distritais à 2ª divisão nacional em apenas 3 anos. Do outro, a formação do SC Braga/AAUM finalista vencido da Taça de Portugal 2006/2007 e da Supertaça 2007/2008.

O Beira Mar alinhou de início com Gato ©, Gil, Bruno, Paulito e Vita. Como é apanágio desta equipa, mesmo contra equipas da qualidade do Braga, o Beira-Mar entrou no jogo com o intuito de controlar a partida registando maior posse de bola. No entanto, faltava profundidade ao jogo auri-negro que, apenas através de rasgos individuais de Gil e Moreira, conseguia criar perigo. No contra-ataque, o Braga conseguiu criar algumas oportunidades de golos, nas quais revelou grande eficácia. Assistia-se a um Beira-Mar personalizado e a jogar bem (ainda que com falhas de marcação fora do normal) e um Braga altamente eficaz e com elevada qualidade de jogo, apesar da menor posse de bola. Assim, não foi de estranhar que no intervalo o resultado de 0-4, ainda que pesado, fosse inteiramente justo. Nesta primeira parte, nota elevada para o guarda-redes bracarense que defendeu tudo o que havia para defender, inclusivamente um penalty cobrado por Gil.

Na segunda parte, o Beira-Mar entrou com vontade de alterar o rumo dos acontecimentos procurando cometer menos erros defensivos e aproveitar melhor as oportunidades de golo criadas. E assim foi... muito à conta do trabalho do incansável Gil (melhor elemento em campo com 4 golos) o Beira Mar equilibrou a contenda através dos golos de Gil (2) e Moreira chegou ao 3-4, entrando novamente na discussão do resultado.
Até ao final, assistiu-se a um bom jogo de futsal com golos para ambos os lados e incerteza no resultado, que acabou por se cifrar num justo 6-5 para o Braga.

Destaque para a estreia, diante do público beiramarense, dos reforços Clayton, Serginho, Vita e Alex, que mostraram já algumas das suas qualidades.

No próximo sábado, pelas 18h30, será a estreia da equipa auri-negra no campeonato nacional da 2ª divisão, série A. Apelamos, desde já, para a presença em força dos nossos sócios e adeptos no Pavilhão do Alboi, num jogo em que defrontaremos o Modicus, equipa que na época transacta jogava na 1ª Divisão Nacional.