terça-feira, 4 de setembro de 2007

Iniciados e Infantis

Primeiro foram os juvenis e os júniores no dia 23 de Agosto. Seguiram-se os séniores no dia 27. Esta semana, é a vez dos iniciados e dos infantis arrancarem com os treinos da nova época desportiva.
Como já tinha sido anunciado, além dos atletas que transitam da época anterior, os primeiros treinos destinam-se a promover a captação de jovens para os quadros do clube.
Desta forma, a Academia de Futsal convida todos os nascidos entre 1993-1994 (iniciados) e 1995-1998 (infantis) a virem treinar ao Pavilhão do Alboi. Os infantis começam a época esta Quarta-Feira às 18:30, enquanto os iniciados iniciam os treinos na Quinta-Feira, também às 18:30. Para mais informações, contactar a Academia via telefone 234377423 ou via e-mail beiramarfutsal@sapo.pt.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Calendário 2ª Divisão Nacional

Realizou-se hoje, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, o sorteio do campeonato da 2ª divisão nacional de futsal. O SC Beira-Mar, que integra a série A, iniciará a competição em casa frente ao Módicus. Aqui fica o quadro de jogos da 1ª volta:
-
-Jornada (06.10.2007): Beira-Mar / Módicus
-Jornada (13.10.2007): Junqueira / Beira-Mar
-Jornada (20.10.2007): Beira-Mar / Amanhã da Criança
-Jornada (27.10.2007): Gafanha / Beira-Mar
-Jornada (10.11.2007): Boticas / Beira-Mar
-Jornada (01.12.2007): Beira-Mar / Macedense
-Jornada (08.12.2007): Miramar / Beira-Mar
-Jornada (15.12.2007): Beira-Mar / Rio Ave
-Jornada (22.12.2007): Piratas Creixomil / Beira-Mar
10ª Jornada (05.01.2008): Beira-Mar / Mogadouro
11ª Jornada (12.01.2008): Lameirinhas / Beira-Mar
12ª Jornada (19.01.2008): Beira-Mar / Sp. Braga
13ª Jornada (26.01.2008): Juvenorte / Beira-Mar

domingo, 2 de setembro de 2007

Beira-Mar apresentou o Boavista

A equipa do SC Beira-Mar deslocou-se ao Pavilhão do Viso a fim de participar na festa de apresentação do Boavista FC aos seus sócios e simpatizantes.

Apesar de contar apenas com 5 dias de treinos, a equipa auri-negra bateu-se muito bem diante um adversário primodivisionário e que conta com mais tempo de preparação.

O resultado final 5-1 (4-0 ao intervalo) não reflecte a boa réplica auri-negra dada durante toda a partida. Na primeira parte, as oportunidades de golo repartiram-se por ambos os conjuntos, tendo a grande diferença residido na capacidade de aproveitamento das mesmas. Na hora da finalização, os jogadores da equipa da casa não perdoaram, enquanto os comandados de José Romão desperdiçaram vários lances de golo iminente.

Com apenas uma semana de preparação, a resposta dada pelos atletas em campo pode considerar-se muito positiva frente a um histórico do futsal português abrindo boas perspectivas para a época.

A preparação prossegue com treinos diários a partir de Segunda-Feira e jogo-treino agendado para o dia 5 em Pombal.

Júniores vencem torneio

A equipa de júniores do SC Beira-Mar, actual campeã distrital, venceu este Sábado o III Torneio José M.S. Correia, organizado pela Associação de Solidariedade Social "Amanhã da Criança", que se disputou no Pavilhão Municipal de Águas Santas II.


No primeiro jogo, o Beira-Mar venceu o Freixieiro (3-1) no desempate por grandes penalidades (2-2 foi o resultado no tempo regulamentar). Na final do torneio, a equipa auri-negra defrontou a formação "Amanhã da Criança" que tinha vencido (6-1) a Fundação Jorge Antunes. Numa partida muito disputada, os jovens Beiramarenses recuperaram de uma desvantagem (0-2) ao intervalo e venceram por 4-3 a equipa da casa.

O troféu de "melhor jogador do torneio" foi atribuído a Hernâni Silva (na foto), jogador do Beira-Mar.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Sorteio na Segunda-Feira

A Federação Portuguesa de Futebol agendou para a próxima segunda-feira, 3 de Setembro (17h00), o sorteio da 2ª Divisão. A 1ª jornada está marcada para o dia 6 de Outubro.
-
Série A: Rio Ave, Juvenorte, Sp. Braga/AAUM, Modicus, Junqueira, Macedense, Miramar, Boticas, Lameirinhas, Piratas Creixomil, Académico de Mogadouro, Amanha da Criança, Beira-Mar e Gafanha.
-
Série B: Odivelas, Académica de Coimbra, Fontainhas, N.S. Tires, A.M. Portela, Santa Susana Pobral, Piedense, AMSAC, Amarense, Arnal, Boa Esperança, Vitória Olivais, Os Independentes e Rio Mouro.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Início dos trabalhos

Realizou-se ontem à noite, no Pavilhão do Alboi, o primeiro treino da equipa sénior que irá disputar a 2ª divisão nacional.

Devido à ausência de José Romão (encontra-se no estrangeiro) e de Jorge Neves (devido a compromissos profissionais), a primeira sessão da época foi orientada por André Graça, actual treinador dos juvenis.

Em relação ao plantel, apenas se registou a ausência de Diogo Cardoso (por motivos pessoais). Todos os restantes atletas compareceram e realizaram um treino muito animado, onde predominaram os exercícios com bola.


A preparação prosseguirá com treinos diários no Pavilhão do Alboi. O primeiro jogo de preparação será no dia 1 de Setembro, no Porto, numa partida que servirá de apresentação do Boavista aos seus associados. A pré-época auri-negra contempla ainda jogos com o Pombal, Viseu Futsal, Alpendorada, a participação em três torneios (ver agenda no lado direito) e o jogo de apresentação aos sócios e adeptos Beiramarenses, frente ao SC Braga, no dia 29 de Setembro.
-

--

Clayton e Serginho são as caras novas num plantel que não está fechado

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Pontapé de saída

Os trabalhos da equipa sénior arrancam na próxima Segunda-Feira, dia 27 de Agosto, com a realização do primeiro treino no Pavilhão do SC Beira-Mar.
Em breve será anunciada a realização de uma conferência de imprensa que servirá para apresentar as caras novas do plantel e perspectivar a época que agora se inicia. Entretanto, já foi efectuada a distribuição dos números pelos atletas que integram actualmente o plantel, faltando ainda preencher duas vagas no conjunto que será orientado pelos treinadores José Romão e Jorge Neves:
1 Paulo Rosa
2 Bruno Simoes
4 Clayton
5 Nuno Moreira
6 Vitor Catambas
7 Fred
8 Paulito
9 Ricardo Vilarinho
11 Diogo Cardoso
14 Zeca
18 Teófilo
17 Serginho
20 Gil
22 Gato
24 Igor Jesus

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Apresentação aos sócios

O jogo de apresentação aos sócios e adeptos do Beira-Mar será no dia 29 de Setembro, às 18:30, no Pavilhão do Alboi, com o SC Braga.
Oportunamente divulgaremos as condições de acesso do público para este encontro.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Dário não será "auri-negro"

O jogador Dário, com quem o SC Beira-Mar já tinha um pré-acordo, afinal não fará parte do plantel. Após uma reunião entre a direcção de futsal e o atleta, ficou decidido que o jogador não integrará a equipa auri-negra ficando, por isso, livre de qualquer compromisso com o SC Beira-Mar.
Desta forma, abre-se uma nova vaga na equipa, uma vez que o técnico José Romão pretende contar com 17 atletas, faltando ainda dois para fechar o plantel.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Treinos de captação

Se queres integrar a Academia de Futsal do SC Beira-Mar, o primeiro passo é saberes qual o teu escalão etário:
-

NASCIMENTO / ESCALÃO

1989-1990 - Júniores

1991-1992 - Juvenis

1993-1994 - Iniciados

1995-1998 - Infantis

Clica em cima do escalão correspondente e informa-te sobre a data e hora do início dos treinos de captação. Contamos contigo!

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Academia de Futsal

A Academia de Futsal do SC Beira-Mar continuará, na época 2007-08, com as suas equipas de infantis, iniciados, juvenis e júniores.
Os trabalhos da nova época arrancam no dia 23 de Agosto com a realização de treinos de captação nos diferentes escalões que serão oportunamente divulgados. Fica atento!
Se tens entre os 8 e os 17 anos, aproveita esta oportunidade e junta-te a nós. Contamos contigo!
Para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional, contacta-nos através do e-mail: beiramarfutsal@sapo.pt

sábado, 4 de agosto de 2007

Horários definidos

A direcção da secção de futsal do SC Beira-Mar já definiu os horários dos jogos oficiais em casa para os diferentes escalões. Os jogos dos séniores serão disputados aos Sábados às 18:30, tal como já vinha sendo hábito nas épocas anteriores. Os júniores terão o mesmo horário (18:30) alternando os jogos em casa com os séniores. Os juvenis disputarão os seus encontros aos Sábados às 17:00, ou seja, antes dos jogos dos séniores ou dos júniores conforme seja definido pela Associação de Futebol de Aveiro.
Em relação aos iniciados e infantis, jogarão em casa aos Domingos pelas 11:30 alternadamente.

Estes horários foram definidos de acordo com as disponibilidades do nosso pavilhão e poderão ser alvo de modificações pontuais ao longo da época.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Entrevista a André Cester Costa

Como surgiu, há três anos, a secção de futsal no SC Beira-Mar?
No pós Euro 2004. Na altura, como Director Local Adjunto do Estádio Municipal de Aveiro, e na dependência directa do Director Local - o André Apolinário, foi entre reuniões sobre o Euro 2004, sobre o futuro do Estádio, o futuro do Beira Mar, as modalidades amadoras em crescimento no país, o ecletismo do clube que o André Apolinário (então vice-presidente do clube) me convidou a formar uma equipa para avançarmos com o futsal. Chamámos amigos: João Neves e Tiago Maia, familiares, Rui Costa e os irmãos Amandio e Antonio Leite com quem tinhamos trabalhado no EURO 2004 e formámos a direcção da secção de futsal do S.C. Beira Mar. Em Agosto de 2004 o projecto deu os seus primeiros passos...
-
Pode-se dizer que os objectivos inicialmente traçados estão a ser cumpridos em pleno?
Olhando aos resultados eu diria que sim. Mas nem tudo está a correr como prevíamos inicialmente. Em apenas três anos alcançámos a 2ª Divisão o que foi um feito a todos os níveis notável. Ao nível da formação alcançámos um Titulo Distrital, portanto, seria impossível pedir mais. No entanto, em termos organizacionais, as dificuldades do clube têm dificultado a operacionalização de algumas ideias que temos. Como sabemos os clubes estão, regra geral, a passar por momentos difíceis e a descida à Liga Vitalis foi um duro revés para o Beira-Mar, o que acaba por se repercutir pelas restantes secções.

O sucesso deste projecto tem sido sobejamente enaltecido no clube e nacomunicação social. Quem está por dentro da estrutura tem a mesmaperspectiva?
Nós sentimos o sucesso porque o vivemos de um modo muito especial e estamos certos que os adeptos do clube e a direcção também têm noção disso mesmo. Acredito também que a comunicação social mais atenta não pode alhear-se desse sucesso e não é por acaso que no final da época transacta a secção de futsal teve mais de meia página numa edição do Jornal de Notícias. Mas seria importante que, para além dos simpatizantes e comunicação social, também o tecido empresarial tivesse uma visão tão clara do sucesso e visibilidade que este projecto tem tido. Afinal a sustentabilidade destes projectos baseia-se, na sua grande maioria, no apoio que conseguimos ter por parte do tecido empresarial.
_
Que relação existe actualmente entre a direcção da secção e a direcçãodo clube?
A direcção de futsal sempre se assumiu como uma defensora do Beira Mar, procurando sempre honrar esta enorme instituição. Não obstante termos sido convidados pela anterior direcção liderada pelo Eng.º Mano Nunes, mantívemos sempre um elevado espírito de lealdade perante a direcção do Beira Mar, pois a instituição estará sempre em primeiro lugar.
Recentemente, numa reunião com a direcção do clube fomos informados que teremos de assumir uma autonomia, eu diria, de 95% e estamos neste momento a preparar-nos para isso. Este será certamente um ano de transição em termos operacionais mas não poderemos descurar os objectivos desportivos. No entanto, é importante que se frise, no seguimento do que antes foi dito, que as conquistas da secção de futsal não são de A ou B, mas sim do Beira Mar.

A estrutura interna da secção sofreu algumas alterações recentemente, entre as quais, a criação de um Conselho Consultivo. Quais os fundamentos da reestruturação e que melhorias podemos esperar?
Sim, é verdade. Neste momento existe uma direcção operacional que irá acompanhar todas as necessidades dos séniores, composta pelo Rui Costa, António Leite e Amandio Leite. Depois teremos a Ana Modesto com mais uma série de colaboradores (fundamentais para o sucesso deste projecto) que irão preocupar-se com a formação do clube. Caberá ao Conselho Consultivo, no qual estará integrado um membro da Direcção do Clube, na pessoa do Dr. Caetano Alves, com quem temos excelentes relações, preocupar-se com a estratégia de medio/longo prazo para a secção / angariação de apoios financeiros e controlo orçamental. É nosso entendimento que assim poderemos através de uma direcção operacional, oferecer um maior acompanhamento à equipa sénior, que é fundamental agora que estamos na 2ª Divisão Nacional. Por outro lado, o orgão consultivo permitirá definir a estratégia e tornar sustentável este projecto.

Quais os principais objectivos para a época que agora se inicia?
Em termos desportivos passam por obter a manutenção na 2ª Divisão Nacional rapidamente, com o propósito de começarmos quanto antes a preparar o ataque à 1ª Divisão Nacional. Em termos operacionais, queremos encontrar parceiros que abracem este projecto para o triénio 2007-2010, que o sintam como deles e que nos apoiem a alcançar a 1ª Divisão. Ao nível dos sócios não podemos deixar de pedir que nos dêem o seu apoio ao longo de toda a época. Iremos brevemente em conjunto com a direcção do clube lançar uma campanha de angariação de apoio ao futsal através da aquisição do «cartão época» que esperamos possa ter um adesão interessante. O apoio de todos é fundamental.

O actual plantel sénior e os recentes reforços dão garantias?
A equipa montada de acordo com as indicações do José Romão permite-nos afirmar que iremos alcançar os objectivos a que nos propusémos. A estrutura manteve-se com as renovações de quase todos os atletas (Gato, Gil, Bruno ou Diogo para mencionar apenas alguns), as contratações do Serginho e Dário (ambos ex-GDG) dão-nos garantias quanto ao futuro, pois são dois jovens com uma boa margem de progressão, aliás tal como o Zeca ou o Vilarinho que transitam da época anterior, e por fim, a contratação do Clayton, julgo que também será uma mais valia. Com a recente e importante renovação do Moreira, neste momento deve apenas faltar uma contratação para encerrarmos o plantel.

Um facto que merece destaque é a inclusão de dois atletas dos juniores na equipa sénior...
Sim, a inclusão dos jovens Teófilo e Igor pretende mostrar que também ao nível da formação estamos atentos aos jovens valores da região, pois com apenas 3 anos conseguimos ir buscar alguns bons jogadores e com o trabalho das equipas técnicas da formação conseguimos que os mesmos evoluíssem e reunissem condições para ficar na equipa principal.

Sente que a massa associativa do Beira-Mar está cada vez mais identificada com o futsal?
Eu julgo que sim e a prova disso foram algumas das assistências que tivémos ao longo desta época, mas não posso deixar de dizer que um dos grandes desafios para a próxima época passar por conseguir trazer mais público ao pavilhão. Não queremos apenas que a massa associativa do Beira-Mar se identifique com este projecto mas também as gentes de Aveiro. O Beira Mar Futsal terá de ser a referência do Distrito, como é o São Bernardo no Andebol, o Bom Sucesso em Hóquei ou, claro está, o Beira Mar no futebol.

Uma mensagem para os visitantes do beiramar.blogspot.com...
Ao longo do ano espero que visitem este espaço com regularidade para acompanhar a par e passo as emoções do futsal Beiramarense. E não se esqueçam de apoiar “os nossos rapazes” no Alboi e nas difíceis deslocações que iremos ter, pois esse apoio será fundamental para atingir os objectivos a que nos propusémos.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Entrevista

Há três anos, André Cester Costa montou a sua equipa e iniciou o projecto de implementação da secção de futsal do SC Beira-Mar. Ambicioso, prometeu trabalhar no sentido de colocar o Beira-Mar na 1ª divisão nacional em apenas cinco anos. Volvidas três épocas, a secção é hoje vista como um exemplo de gestão dentro do clube, a equipa sénior somou três subidas consecutivas de divisão, na última época todos os escalões de formação estiveram em competição e os adeptos afluem em bom número aos jogos no Pavilhão do Alboi.
Publicaremos amanhã, neste espaço, uma grande entrevista com o responsável máximo da estrutura do futsal auri-negro.